{FESTAS INFANTIS modernas com aquele gostinho de antigamente}

Aqui você encontra um pouco mais sobre o nosso trabalho com decoração de festas infantis, novidades, dicas, sugestões de tema, receitas divertidas, imagens inspiradoras e muito mais para garantir que você esteja sempre bem informada.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lembrancinhas ecológicas

Num momento em que os holofotes estão todos voltados para a ecologia, sustentabilidade e temas afins, nada mais natural que falarmos sobre o tema aplicado às festas infantis.

No ano passado a escolinha do meu filho pediu que juntássemos, ao longo de uma semana, todas as embalagens que descartaríamos no lixo seco. A ideia era acumular material suficiente para que as crianças (re)utilizassem para construir brinquedos e outros objetos na escola. Mas esta atividade me causou um certo desconforto (acho que esta também era a intenção dos professores). Somos três adultos e duas crianças morando no mesmo apartamento. Mas a quantidade de lixo que produzimos neste pequeno intervalo de tempo me assustou. E muito!

Eu sei como é difícil mudar conceitos já incorporados em nosso dia-a-dia. Mas podemos fazer pequenas mudanças e aos poucos, sem causar maiores traumas. Por este motivo vou sugerir que comecemos pelas lembrancinhas das festas infantis.

Vou dar algumas sugestões que podem transformar o momento de descontração e brincadeira em um grande aprendizado, tanto para as crianças como para quem as acompanha.

Presentear com saquinhos cheios de pequenos brinquedos de plástico geralmente não funciona muito bem. Ou ficam espalhados pela casa ou são jogados no lixo logo após a festa. Em lugar disso pense em oferecer aos convidados algo que vai ser lembrado por muito tempo após o momento da festa.


* Pequenas mudinhas de temperos ou de chás: além da consciência de cuidar de um ser vivo dentro de sua própria casa ou apartamento, incentiva a criança a consumir alimentos saudáveis. Elas podem ser dispostas em latas reaproveitadas ou em saquinhos de papel.



* Kits para plantio: que trazem terra, semente, vasinho e até mini ferramentas de jardinagem. Para colocar a mão na terra!


* Bonequinho cuca-verde: é um boneco ecológico que vem "careca", mas que as crianças podem acompanhar o crescimento do seu "cabelo" (grama) após algumas regas diárias. Didático e divertido.


* Envelopes com sementes de flores, ervas ou árvores frutíferas.


* Doces regionais ou feitos em casa: geléias, compotas, bolachinhas, mini-bolos etc.



* Eco Bag: uma ótima opção para carregar brinquedos para a casa da vovó ou para guardar aquele lanchinho para comer depois da brincadeira na pracinha.


* Lápis ecológico: feitos com madeira reaproveitada, proveniente de queda ou de podas de galhos de árvores.


* Bloquinhos de anotações (com ou sem lápis ecológico): para desenhar.


Uma outra forma de se alcançar essa sensibilização em torno da ecologia e da preservação do meio ambiente pode ser promovendo uma diferente atividade. Cada pequeno convidado pode ser motivado a criar o seu próprio presentinho durante a festa, cabendo ao aniversariante ceder as sucatas, materias reutilizáveis e de decoração, como tintas e papéis. Um adulto pode dar o suporte no momento da "bagunça". Além de lúdico e educativo, será uma experiência inesquecível para a criançada. Ao invés de criar mais resíduos eles contribuirão com a redução de lixo.

Indiferente da escolha que você faça, o que realmente importa é a iniciativa. Pois conscientizar as crianças sobre a importância da natureza é respeitar o futuro. Mais do que lembrar da festa, é lembrar do meio ambiente.

Um comentário:

  1. Chique é estar antenado, ser original, é surpreender, é sensibilizar seu interlocutor.
    Adorei a iniciativa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...